Mantendo a tradição, a primeira refeição da manhã do dia 1º de janeiro nas casas de várias famílias de origem nipônica, será o mochi (pronuncia-se "moti").
O mochi é um bolinho feito apenas com arroz glutinoso, o mochigome, que permite que a massa seja moldada.
Se, para os ocidentais, comer um prato de lentilha ou doze uvas na passagem do ano atrai felicidade, a tradição japonesa diz que comer mochi no primeiro dia de janeiro, garante felicidade para o resto do ano.
De acordo com os japoneses, o mochi, também representa união, pois, antes de serem cozidos, os grãos de arroz ficam soltos, mas se unem para formar o mochi. Por esta razão, os orientais gostam de consumi-lo nas ocasiões especiais em que pessoas queridas se unem.
O mochi pode ser consumido com uma mistura feita com açúcar e shoyo ou no "ozoni" uma tradicional receita de ano-novo que é uma sopa feita de caldo de peixe, algas marinhas e o bolinho de arroz (mochi).
Lentilha, uva, mochi... Independente da tradição que você vai seguir neste reveillon, a Página Curitiba Japonesa - CuritiJapa, deseja que 2017 seja um ano repleto de alegrias, conquistas e realizações pra você toda sua família!
E na sua casa, vai ter mochi pra começar o ano??
_____________________
- Curta a Página Curitiba Japonesa: www.facebook.com/curitijapa