sábado, 31 de dezembro de 2016

PARA GARANTIR A SORTE NO ANO QUE SE INICIA!!


Mantendo a tradição, a primeira refeição da manhã do dia 1º de janeiro nas casas de várias famílias de origem nipônica, será o mochi (pronuncia-se "moti").

O mochi é um bolinho feito apenas com arroz glutinoso, o mochigome, que permite que a massa seja moldada.

Se, para os ocidentais, comer um prato de lentilha ou doze uvas na passagem do ano atrai felicidade, a tradição japonesa diz que comer mochi no primeiro dia de janeiro, garante felicidade para o resto do ano.

De acordo com os japoneses, o mochi, também representa união, pois, antes de serem cozidos, os grãos de arroz ficam soltos, mas se unem para formar o mochi. Por esta razão, os orientais gostam de consumi-lo nas ocasiões especiais em que pessoas queridas se unem.

O mochi pode ser consumido com uma mistura feita com açúcar e shoyo ou no "ozoni" uma tradicional receita de ano-novo que é uma sopa feita de caldo de peixe, algas marinhas e o bolinho de arroz (mochi).

Lentilha, uva, mochi... Independente da tradição que você vai seguir neste reveillon, a Página Curitiba Japonesa - CuritiJapa, deseja que 2017 seja um ano repleto de alegrias, conquistas e realizações pra você toda sua família!

E na sua casa, vai ter mochi pra começar o ano??

_____________________

- Curta a Página Curitiba Japonesa: www.facebook.com/curitijapa

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

O SAMURAI DE CURITIBA SERÁ EXIBIDO NA TV EDUCATIVA DO PARANÁ


O Samurai de Curitiba, curta dirigido por Roberval Machado e Jose Padilha, foi um dos filmes selecionados para exibição na É-Paraná – TV Educativa do Paraná – através do edital de Licenciamento de Filmes Paranaenses promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (SEEC).

Foram selecionados 34 filmes, sendo 17 curtas-metragens, 12 longas ou telefilmes documentários e 5 longas ou telefilmes de ficção, que serão veiculados na TV É-Paraná durante os anos de 2017 e 2018.

O Samurai de Curitiba é um documentário sobre o roteirista e desenhista Claudio Seto. O curta-metragem enfoca a sua produção de histórias em quadrinhos publicadas nas editoras Edrel e Grafipar entre os anos 60 e 80.

Seto dedicou-se a diversos estilos de histórias, como de samurais, de terror, policiais e eróticas. Além dos enredos inovadores para a época, foi um dos pioneiros do estilo mangá no Brasil, através da revista O Samurai, publicada na década de 60 pela Edrel.

Claudio Seto foi jornalista, cartunista e agitador cultural em Curitiba. Um pouco desse multifacetado e carismático artista é apresentado neste filme.

Confira os trailers:

https://www.youtube.com/watch?v=K1uW0WCw_HI

https://www.youtube.com/watch?v=8hhcSF002fo

Fonte: http://extremumproducoes.com.br/
______________________________

- Curta a Página Curitiba Japonesa: www.facebook.com/curitijapa

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

NÃO ESPERE 2017!! A MUDANÇA COMEÇA JÁ!


Um novo ano se aproxima e na vida de cada um de nós, vários novos projetos devem ter início! Mas, por que esperar 2017, se já podemos dar os primeiros passos agora e entrar no novo ano já embalados?

É pensando desta forma, que no mês de Dezembro, várias pessoas tem procurado o Espaço da Voz!!
Lá elas encontram o apoio necessário, para em seu próprio ritmo de aprendizagem, aprimorarem suas habilidades vocais ou  desenvolverem suas capacidades de expressão e comunicação oral!!

O professor Paulo Valente, diretor do Espaço da Voz, ressalta que entre seus alunos cantores, existem desde aqueles que participam de concursos de canção pelo Brasil, até os cantores amadores de videokê, que procuram o Espaço da Voz, para fazer bonito nas festas e confraternizações.

Paulo destaca também, que contrário do que muitos podem imaginar, NÃO são apenas os cantores que procuram o Espaço da Voz! Professores, Profissionais Liberais, Atores, Religiosos, Estudantes, Funcionários Públicos, Aposentados, Comerciantes e diversas outras pessoas também contam com o apoio do Espaço da Voz, que é a única escola do Paraná, que também faz um trabalho inclusivo com pessoas desafinadas ou com bloqueio de expressão.

O Espaço da Voz, fica localizado na Rua Portugal nº 39 – São Francisco e está com matrículas abertas para início imediato! Não perca tempo!!! A mudança para 2017, começa já!!

Para ter acesso aos serviços oferecidos pela escola, é muito fácil!! Basta ligar para (41) 3223-6824 / (41) 99902-4610 e agendar uma conversa.

A página do Espaço da Voz é: www.facebook.com/espacodavozcuritiba
______________________

- Curta a Página Curitiba Japonesa: www.facebook.com/curitijapa


terça-feira, 13 de dezembro de 2016

VAI ESTUDAR EM CURITIBA, MAS, NÃO TEM ONDE FICAR? CENIBRAC SELECIONA NOVOS MORADORES!


Nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2017, a CENIBRAC - Casa do Estudante Nipo-Brasileira de Curitiba, realizará entrevistas para seleção de novos moradores.

As vagas disponíveis são masculinas e femininas, sendo que as entrevistas masculinas serão realizadas no dia 11/02 - Sábado (das 8:00 às 12:00 hs) e as femininas no dia 12/02 - Domingo (das 8:00 às 12:00 hs)

A CENIBRAC, é uma das 5 casas de estudantes de Curitiba, que aloja estudantes oriundos de outras localidades, mas, tem como diferencial das outras casas, a promoção e a divulgação da cultura japonesa. Porém, para concorrer às vagas, não é necessário ser descendente de japonês.

O valor mensal que cada estudante/morador tem que pagar é de aproximadamente R$250,00.


São pré requisitos para concorrer às vagas:

- Ser aluno de graduação, cursinho ou 3º ano do ensino médio;
- Não ter pais residindo em Curitiba;
- Não estar cursando o último ano da faculdade;
- Não ter curso superior completo;

A inscrição poderá ser feita das 8:00h às 12:00h, no dia e no local da entrevista, que será realizada na própria CENIBRAC (Rua Atílio Bório nº 71 - Cristo Rei).

Segue, a lista dos documentos que o candidato deverá levar no dia:

・RG e CPF;
・Duas fotos 3x4;
・Taxa de inscrição (R$ 10,00);
・Comprovante de residência dos pais;
・Comprovante de matrícula, comprovante de ocupação de vaga ou qualquer outro documento que prove que o candidato está matriculado em uma instituição de ensino no 1º semestre de 2017;
・Para menores de 18 anos, o Termo de Autorização dos Pais está disponível em facebook.com/cenibrac

- Outras informações sobre a entrevista, podem ser obtidas através do telefone: (41) 3262 1912

- Maiores informações sobre a CENIBRAC, podem ser obtidas através da página: www.facebook.com/cenibrac
_____________________________________

- Curta a Página Curitiba Japonesa: www.facebook.com/curitijapa

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

NIKKEI PROMOVE BONENKAI COM MOTITSUKI NO DOMINGO


No próximo Domingo (04/12), será realizado o tradicional Bonenkai (Festa de Final de Ano) da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba (Nikkei Curitiba).

O evento que acontecerá no Ginásio de Esportes da entidade (R: Padre Julio Saavedra nº 598), será no sistema motiyori (cada um leva um prato reforçado de salgado ou doce)  para o almoço, que será realizado às 12:00 hs. Porém, o evento terá início às 10:00 hs, com a cerimônia do Motitsuki.

Motitsuki é o processo de preparo do Moti, tradicional bolinho de arroz japonês. No preparo, o arroz é batido em um pilão através de um gesto coordenado e sincronizado, promovendo um movimento muito interessante de apreciar e participar. Depois que se alcança a consistência desejada, a massa é manuseada e dividida em bolinhos para serem consumidos em diversos tipos de pratos e receitas.

Muitas pessoas participam no preparo, algumas cuidam do cozimento do arroz, outras são responsáveis por socar o arroz no pilão com um utensílio na forma de um grande martelo e há também a pessoa que, entre uma batida e outra, deve movimentar a massa para que a sua consistência seja uniforme. Além disso, alguns são encarregados de cortar a massa em pequenas porções e embalá-las.

Todo esse esforço é uma maneira de reunir amigos, familiares ou simplesmente amantes da culinária japonesa. Por ser um processo muito importante para a união das pessoas, fazer o “Motitsuki” está sempre incorporado em festas e datas especiais no Japão e aqui no Brasil, através dos descendentes e imigrantes japoneses. Por exemplo, no final de ano, o moti representa a prosperidade e a “boa fartura”, por isso é frequentemente consumido na esperança de um próspero ano novo.

Chame seus familiares, amigos e participe!!

Maiores Informações sobre o Bonenkai do Nikkei, podem ser obtidas através do telefone: (41) 3277 4123

* Conceito de Motitsuki - Fonte: Página  do Grupo Tomotian
_______________________

- Curta a Página Curitiba Japonesa: www.facebook.com/curitijapa

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

SIMPÓSIO SOBRE CULTURA JAPONESA ABORDARÁ TEMAS DE SAÚDE


A APAEX - Associação Paranaense de Ex-Bolsistas Brasil Japão, promove no próximo sábado (03/12), o IX Simpósio Sobre a Cultura Japonesa - Temas de Saúde.

O evento que será realizado das 9:00 às 13:00 hs, no Hara Palace Hotel (Av. Iguaçu - nº 931), será composto de 6 palestras, abordando diversos  assuntos relacionadas à saúde.

Maiores informações podem ser obtidas através do telefone: (41) 99218-4434 ou do e-mail: rodrschmidt@gmail.com


Confira a Programação:

9:00 - Cerimônia de Abertura

9:15- Palestra1: Longevidade do Povo de Okinawa - Mario Teruo Sato
9:35- Palestra2: Utilização da Acupuntura nos Tratamentos de Saúde - Francisco Nilo Oyama
9:55- Palestra3: A Estruturação do Sistema de Saúde no Japão. Yuma Kabayashi
10:15- Perguntas e debate

10:45- Coffe Break

11:15- Palestra4: Aspectos Nutricionais da Alimentação Japonesa. Julia Fernanda Busato Bernardi
11:35- Palestra5: O Chá na Cultura Japonesa. Miyoko Saito
11:55- Palestra6: Tratamento de Vítimas da Bomba Atômica e Aspectos da Medicina Japonesa. Saburo Sugisawa
12:15- Perguntas e debates

13:00- Encerramento

_______________________

- Curta a Página Curitiba Japonesa: www.facebook.com/curitijapa

DESCENDENTES DE JAPONESES NO ESPAÇO DA VOZ


Com a finalidade aprimorarem suas habilidades vocais ou de desenvolverem suas capacidades de expressão e comunicação oral, vários integrantes da comunidade nipo brasileira de Curitiba, estão procurando o Espaço da Voz!!

Conhecidos por sua natureza reservada, os descendentes de japoneses encontram no Espaço da Voz, um local onde esse aspecto é respeitado e com o apoio necessário para desenvolverem suas habilidades vocais em seu próprio ritmo de aprendizagem!

Ao contrário do que muitos podem imaginar, NÃO são apenas os cantores que procuram o Espaço da Voz! Professores, Profissionais Liberais, Atores, Religiosos, Estudantes, Funcionários Públicos, Aposentados, Comerciantes  e diversas outras pessoas também contam com o apoio do Espaço da Voz, que é a única escola do Paraná, que também faz um trabalho inclusivo com pessoas desafinadas ou com bloqueio de expressão.      

O Espaço da Voz é comandado de forma competente por Paulo Valente, que é Professor de Canto e de Técnica Vocal, Bacharel em Canto pela EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná) e possui mais de 30 anos de experiência profissional.

 Paulo Valente lembra que entre seus alunos cantores, existem desde aqueles que participam de concursos de canção pelo Brasil, até os cantores amadores de videokê, que procuram o Espaço da Voz, para fazer bonito nas festas e confraternizações.

O Espaço da Voz, fica localizado na Rua Portugal nº 39 – São Francisco e está com matrículas abertas para início imediato! Para ter acesso aos serviços oferecidos pela escola, é muito fácil!! Basta ligar para (41) 3223-6824 / (41) 99902-4610 e agendar uma conversa.

A página do Espaço da Voz é: www.facebook.com/espacodavozcuritiba

__________________________

- Curta a Página Curitiba Japonesa: www.facebook.com/curitijapa