terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

GRUPO WAKABA YOSAKOI SORAN ABRE NOVAS TURMAS E PROMOVE WORKSHOP!


O grupo Wakaba Yosakoi Soran, convoca todos os interessados para participarem de seu III Workshop, que será realizado no próximo Domingo (05/03), às 14:00 hs, na “Sala de Espelhos” do Nikkei Curitiba (Rua Padre Júlio Saavedra, 598 – Uberaba).

Quem quiser participar, basta comparecer na data, horário e local indicado, com uma roupa confortável, como calça de ginástica, camiseta larga e tênis.

Leve seus amigos, parentes e agregados e vá se divertir, conhecer esse grupo fantástico e receber uma amostra grátis da rotina de dançarinos de Yosakoi Soran!!

Este Workshop, marcará o início das atividades do Grupo Wakaba Yosakoi Soran em 2017 e reunirá pessoas que estejam interessadas em participar das novas turmas de Yosakoi Soran.

MAS O QUE É YOSAKOI SORAN?

Yosakoi Soran une duas danças folclóricas japonesas, o Yosakoi Bushi (da região de Kochi) e o Soran Bushi (da região de Hokkaido). O Yosakoi possui uma coreografia enérgica cheia de significado relacionados ao cotidiano e lendas japonesas.

.

- Conheça o Grupo Wakaba Yosakoi Soran: www.facebook.com/WakabaYS

- Confirme presença no evento e obtenha mais informações: https://www.facebook.com/events/208371729637256/
_________________________

Curta a Página Curitiba Japonesa: www.facebook.com/curitijapa

NOITE DE FOLIA!! NIKKEI CURITIBA FESTEJOU CARNAVAL!!


De forma antecipada, mas já em clima carnavalesco, o Departamento de Futebol do Nikkei Curitiba, realizou no dia 18 de fevereiro, um divertido Grito de Carnaval!!

O evento que foi realizado no Salão Social do Nikkei, contou com a participação de centenas de foliões que dançaram a noite inteira, animados pela Base Banda Show, que em seu repertório, apresentou diversos ritmos, além das tradicionais marchinhas de carnaval!!

O mais legal é que a grande maioria dos participantes, atendeu o chamado e foram fantasiados, deixando o Grito de Carnaval ainda mais animado!!

O Diretor do Departamento de Futebol do Nikkei, Pedro Kawasaki (Pedrinho), agradece a presença de todos e avisa: Ano que vem tem mais!!

Confira algumas fotos:

- Crédito das Fotos: Marcia Shizue, Sirlene Anconi, Elaine Morais, Raquel Morimitsu, Thiemi Osajima Murakami

________________________

- Curta a Página Curitiba Japonesa: www.facebook.com/curitijapa

























quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

SOFTBOL - OURO E PRATA! EQUIPES DE CURITIBA FAZEM BONITO NA TAÇA TIEMI YAJIMA 2017



 No último final de semana (18 e 19/02), no CT da CBBS/Yakult na cidade Ibiuna/SP, foi realizada a Taça Tiemi Yajima 2017 (XV Torneio Início do Softbol Sub-13 e IV Festival T-Bol Feminino).

O evento, que abre o calendário oficial de atividades da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol, é realizado desde 2003 e foi idealizado pelo Sr.Nelson Yajima, como forma de homenagear sua filha Tiemi Yajima, que começou à jogar softbol com 6 anos de idade, vindo a falecer precocemente em 1994, com apenas 11 anos de idade. Além da bela homenagem, a Taça Tiemi Yajima também visa incentivar as crianças a praticarem softbol desde cedo!!

5 equipes (Nikkei Curitiba, Maringá, Cooper Clube, Nippon Blue Jays e Nikkey Marília),
levaram jogadoras para participar do Festival T-Bol Feminino, que não promoveu uma disputa por título, tendo com objetivos principais a iniciação, a prática e o incentivo ao softbol.

Na categoria Sub 13, foram 10 as equipes participantes, entre elas duas equipes de Curitiba (Nikkei e Pinheiros), que participaram da disputa e fizeram bonito!! Enquanto a equipe do Pinheiros sagrou-se Campeã da Chave Ouro, a equipe do Nikkei Curitiba, conquistou o título de Campeã da Chave Prata!!

Na 1ª fase, as meninas do Nikkei Curitiba, venceram a equipe do Tozan e perderam para o Nippon Blue Jays. Na disputa da Chave Prata, a equipe do Nikkei Curitiba, sagrou-se Campeã, vencendo o Arujá/Universo por 21 x 01 e na grande final, vencendo o Gigante por 19 x 01!!


Por sua vez, na 1ª fase a equipe do Pinheiros venceu as partidas que disputou contra Arujá e Marília. Na disputa da Chave Ouro, as meninas do Pinheiros venceram o Nippon Blue Jays por 10 x 09 e na grande final,  sagraram-se campeãs invictas, ao vencer Marília por 11 x 05!!

Confira a Classificação Final:

- CHAVE OURO - Campeã: Pinheiros; 2º Lugar: Nikkei Marília; 3º Lugar: Maringá; 4º Lugar: Nippon Blue Jays

- CHAVE PRATA – Campeã: Nikkei Curitiba; 2º Lugar: Gigante; 3º Lugar: Arujá/Universo

- CHAVE BRONZE- Campeã: Atibaia; 2º Lugar: Tozan; 3º Lugar: Gecebs

Além do título de Campeãs da Chave Ouro e Chave Prata, as equipes curitibanas também conquistaram várias premiações individuais:

- Maior Potência de Batida:- Surya Okada Machado - (Pinheiros)
- Melhor Roubador de Bases:- Gabriela Nunes Trinoski- (Pinheiros)
- Melhor Arremessadora:- Paula Yukari do Prado - (Pinheiros)
- Arremessadora Destaque:- Giovana Tanaka Yosida (Nikkei Ctba)
- Melhor 2ª Base:- Beatriz Lie Nakamura (Nikkei Ctba)
- Melhor Inter Bases:- Rubia Mara Hermann (Pinheiros)
- Melhor Jardineira Esquerda:- Hadassah Medeiros (Pinheiros)
- Melhor Jogadora do Torneio:- Rúbia Mara Hermann (Pinheiros)
- Técnico Campeã:- Lana Maria Calixto (Pinheiros)
- Atleta Destaque:- Gabriela Mit Luz (Nikkei Ctba)
- Atleta Destaque:- Giulia Ribeiro (Nikkei Ctba)
- Atleta Destaque:- Isabela Oshima (Pinheiros)
- Atleta Destaque:- Flávia Yamamoto (Pinheiros)

Também receberam Premiação Individual:
Atleta Destaque T-Bol:- Gabrielle Rosni (Nikkei Ctba)
Atleta Destaque T-Bol:- Sayuri Kavamura (Nikkei Ctba)

A Página Curitiba Japonesa, parabeniza as equipes do Pinheiros e do Nikkei, por estas brilhantes conquistas!!

- Resultados – Fonte: www.cbbs.com.br
- Fotos: Raul Higuchi, Alexandre Yajima, Paula Saiuri Tanaka Yosida
_____________________________________

- Curta a Página Curitiba Japonesa: www.facebook.com/curitijapa











segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

CONHEÇA O EMPÓRIO NIPPON-AJI, UM DOS ANUNCIANTES DO ALMANAQUE GARÇA DA SORTE 2017


Natural de Floraí, pequena cidade do norte do Paraná, o Sr. Osvaldo Arida, trabalhou durante vários anos na Copel – Companhia Paranaense de Energia de Umuarama. Porém, no início dos anos 90, deixou a Copel, veio morar em Curitiba e abriu um mercado no bairro Uberaba.

O estabelecimento tinha um bom movimento e funcionou durante 15 anos! Só vendeu a loja no ano de 2008, porque o comerciante teve alguns problemas de saúde em razão do stress e do excessivo ritmo de trabalho, atenção e dedicação que o mercado exigia dele e da família, pois, funcionava inclusive nos sábados, domingos e feriados.


Em 2012, cerca de quatro anos depois, já recuperado dos problemas de saúde e cansado de ficar em casa, levando uma vida de aposentado, Arida teve a idéia de montar um estabelecimento que vendesse produtos para culinária oriental, produtos naturais e outros produtos que pudessem trazem benefícios para a saúde. Foi assim, que surgiu a Nippon-Aji.

Localizado no bairro Bigorrilho/Champagnat, no início o Empório causou certa estranheza, pois, uma loja com produtos alimentícios orientais era novidade na região, mas, com o passar do tempo e graças ao bom atendimento, fácil acesso, boa localização e qualidade dos produtos, o estabelecimento foi se tornando conhecido e ganhando a confiança de seus clientes!

Atualmente, além de ter uma grande variedade de produtos para a culinária oriental (nacionais e importados) e aceitar encomendas de sushi, sashimi, obentô e moti, o Empório Nippon-Aji, também disponibiliza de produtos naturais, integrais, diet, light, orgânicos, sem gluten, sem lactose.

O estabelecimento que é administrado pelo Sr. Osvaldo, por sua esposa Sunae e sua filha Silvia, também comercializa diversos itens de utilidade doméstica e ótimas opções de produtos orientais para presente!!

Faça uma visita e confira a grande variedade de produtos e o ótimo atendimento da Família Arida!! O Empório Nippon-Aji, fica na Rua Padre Anchieta, nº 2177 - Bigorrilho/Champagnat - Telefone: (41) 3538 2177

Curta a página do Empório Nippon-Aji e veja alguns produtos disponíveis: https://www.facebook.com/nippon.aji
__________________________

- Faça como a Nippon-Aji, divulgue  sua empresa ou estabelecimento no Almanaque Garça da Sorte 2017, corra que ainda dá tempo!! Saiba como: https://www.facebook.com/curitijapa/photos/a.476376359219522.1073741828.461386147385210/601905989999891/?type=3&theater
_________________________

- Curta a Página Curitiba Japonesa: www.facebook.com/curitijapa

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

CÔNSUL IKEDA SE DESPEDE – NIKKEI FARÁ HOMENAGEM NO DIA 21/02


O Cônsul Geral do Japão em Curitiba, Sr. Toshio Ikeda, está se despedindo do Brasil e na  próxima terça-feira (21/02), a Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba – Nikkei Curitiba, realizará um jantar em sua homenagem.

O evento que será realizado no salão social do Nikkei Curitiba (Rua Padre Julio Saavedra nº 598 – Uberaba), a partir das 19:30 hs., é aberto (mediante aquisição de convite) a todas as entidades e departamentos da comunidade nipo-brasileira e outros interessados, que queiram se despedir e homenagear o Cônsul.

Será uma justa e merecida homenagem para o Cônsul Toshio Ikeda, que teve uma atuação marcante, contribuindo muito com Curitiba e com nossa comunidade!!

As confirmações de presença e aquisições de convites (R$ 75,00 cada) podem ser realizados até o dia 18/02, através da secretaria do Nikkei Curitiba: secnikkei@hotmail.com ou 3277-4123 (Claudia ou Regiane)

O traje para o evento é esporte fino

- Foto: Sirlene Anconi
___________________________

- Curta a Página Curitiba Japonesa: www.facebook.com/curitijapa

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

AJUDE RUI HARA E O NIKKEI CURITIBA A GANHAREM O PRÊMIO PANORAMA DO TURISMO


O Nikkei Curitiba e seu presidente Rui Hara, foram indicados para concorrer ao Prêmio Panorama do Turismo – Profissionais do Ano 2016, na categoria: TURISMO CULTURAL (grupo folclórico ou artístico promotor do turismo).

Os vencedores de cada categoria serão eleitos pelo público, através de votação pela Internet, que vai até a manhã desta sexta-feira (17/02).

Para votar em Rui Hara e no Nikkei Curitiba, acesse este link ( http://www.panoramadoturismo.com.br/votacao-premio-panorama-do-turismo-profissionais-do-ano-2016 ) e procure a categoria "Turismo Cultural (Grupo Folclórico ou artístico promotor do turismo), que é uma das últimas da lista, selecione Rui Hara (Nikkei Curitiba) e vote!! Não é obrigatório votar em todas as categorias.

O prêmio é uma realização conjunta do Instituto Panorama do Turismo e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná, por meio da sua Câmara Empresarial de Turismo. E conta com apoio institucional da Abav-PR, Abrajet-PR, ABIH-PR, Abrasel-PR, Abeoc-PR, Paraná Convention & Visitors Bureaux, Paraná Turismo, Sindetur-PR, Abgtur, Federação dos Hostels do Paraná e da Coordenação de Turismo do Sebrae-PR.

Os mais votados serão conhecidos apenas na festa de entrega do prêmio, prevista para a segunda quinzena de março, em Curitiba. Cada vencedor receberá uma exclusiva escultura criada pelo artista plástico Luiz Gagliastri.

Em 2016, o Nikkei Curitiba, através de sua diretoria e departamentos, promoveu diversos eventos culturais, esportivos e sociais, que reuniram um grande número de participantes de vários locais do Brasil!! Além disso, o Nikkei apoiou a participação de seus associados e departamentos, em diversos festivais culturais, exposições, concursos, torneios e outros eventos, realizados pelo Brasil e pelo mundo, sempre representando e divulgando a Cidade de Curitiba e o Estado do Paraná!!

Ajude o Rui Hara e o Nikkei Curitiba a ganharem esta premiação que é a mais importante do Estado no âmbito da atividade turística!! Vote, compartilhe a postagem e peça para seus amigos votarem!!

.Lembrando que a votação vai somente até sexta-feira (17/02) de manhã. Vote e contribua com a valorização da cultura nipo brasileira e do turismo paranaense!

http://www.panoramadoturismo.com.br/votacao-premio-panorama-do-turismo-profissionais-do-ano-2016
___________________________

- Curta a Página CuritiJapa: www.facebbok.com/curitijapa

domingo, 12 de fevereiro de 2017

GRITO DE CARNAVAL NO NIKKEI CURITIBA!


Um divertido Grito de Carnaval, será realizado no próximo sábado (18/02), a partir das 21:00 hs, no salão social do Nikkei Curitiba (Rua Padre Julio Saavedra nº 598- Uberaba).

O evento que está sendo promovido pelo Departamento de Futebol do Nikkei Curitiba, é aberto a todos os interessados (mediante aquisição de convite) e será animado pela Base Banda Show, que terá em seu repertório diversos ritmos, entre eles: Marchinhas de Carnaval, Axé, Frevo e Forró.

O convite pode ser adquirido na secretaria do Nikkei Curitiba - telefone: (41) 3277 4123) ou através do telefone: (41) 99686 8866 (Pedrinho Kawasaki) e custa R$ 30,00, sendo que a aquisição de mesa para 8 pessoas, fica por R$ 220,00.

Durante a festa haverá venda de petiscos e bebidas!!

Não fique de fora desta!! Convide seus amigos, adquira seu convite, vista sua fantasia de carnaval e participe!!

__________________________________

- Curta a Página Curitiba Japonesa: www.facebook.com/curitijapa

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

DO OBENTO AO RESTAURANTE - CONHEÇA A SAGA DOS NIKKEIS: FERNANDO MATSUSHITA E ILZA MIURA ZAZA


A trajetória do nipo-peruano Fernando Matsushita e sua esposa nipo-brasileira Ilza Miura Zaza, proprietários do Restaurante “Do Peruano – Gastronomia & Cultura”, foi destaque na Revista Kyodai Magazine (edição nº 191 -Dez/2016, Jan-Fev/2017).

A Kyodai é uma publicação que circula no Japão, destinada aos peruanos e outros latino-americanos, que lá residem. A história de sucesso de Fernando e Ilza, foi narrada em duas páginas da revista. Confira alguns trechos da reportagem:
______________________________

“O peruano Fernando Matsushita é imigrante 2 vezes. Chegou às fábricas japonesas nos anos 90, buscando conseguir um futuro melhor que o trabalho como policial em Lima lhe oferecia. Anos depois, outra crise, de nível mundial, lhe obrigaria novamente a fazer as malas como dezenas de milhares de dekasseguis, que a Grande Recessão de 2008, deixou sem emprego. Outra vez teria que começar do zero, em terra estranha. Mas, agora com a esposa e filhos, tendo como destino: o Brasil.

Oito anos depois, me disse que valeu a pena todo esforço e continuam “gambateando” através de uma ferramenta que aprendeu a usar desde muito jovem: a cozinha. Matsushita e sua esposa Ilza, são proprietários do restaurante “Do Peruano”, um dos poucos restaurantes peruanos existentes na cidade de Curitiba.

(...) Curitiba, tem quase 2 milhões de habitantes e sua numerosa população de origem estrangeira (italianos, alemães, ucranianos, polacos, sírios, libaneses e japoneses, em sua maioria) possibilita a existência de uma variada oferta com relação à gastronomia. O restaurante “Do Peruano” de Matsushita, se somou a esta lista faz 6 anos, embora não precisamente como difusor da gastronomia “rojiblanca” em seu início.

“ - Depois de chegar e refletir sobre em que poderíamos trabalhar, chegamos à conclusão que o mais prático era fazer algo em que já tínhamos experiência (seus avós eram cozinheiros e ele trabalhou num café de familiares, enquanto sua esposa, tinha muita prática na área de confeitaria). - Depois de muitos anos, voltei à cozinha como meio de vida.”

- Já desde o Japão, para ganhar um extra, oferecíamos aos amigos e vizinhos coisas que preparávamos. Decidimos que cozinharíamos para ganharmos a vida aqui, rememora.

Compraram uma localização (ponto) numa feira, (...) e se dedicaram a oferecer saladas e doces e tudo que tinha possibilidade de ser vendido. O caro tratamento de uma enfermidade de um membro da família obrigou-os a buscar mais recursos para arcar com as despesas.

Foi assim que Fernando começou a fazer “obento” que oferecia diariamente aos peruanos que vendem roupas nas galerias do Centro da cidade. “ - Preparava as porções com comida peruana e pouco a pouco divulgavam, aumentando diariamente o número de “obentos” que tinha que entregar. - Até então, nem me passava pela cabeça ter um restaurante” – disse.


EVANGELHO DO CEVICHE

Um cliente satisfeito na feira lhes deu a oportunidade de alugar um local e não hesitaram em pegá-lo. Era um café na parte de baixo de um supermercado que não chegou a render o que esperavam. Foi necessario uma mudança e ela veio paulatinamente, com a presença de alguns pratos da cozinha peruana, entre sanduíches, pastéis, salgados e massas recheadas.

Até então – e mesmo nos dias atuais, a culinária peruana não era tão conhecida no Brasil e menos ainda na multicultural culinária curitibana. De modo, que não bastava apenas servir os pratos, também tinha que explicar o que há atrás de um ceviche e quais são suas origens; introduzir didaticamente ao consumidor brasileiro a particularidade da variada comida peruana.

“- Como o café não estava dando lucro, decidimos arriscar e transformar o local num restaurante peruano. Mas para isso era necessário tornar conhecida nossa comida, porque no início só fazíamos menus para os finais de semana. Nossa atitude com relação aos clientes também teve que mudar, explicando a eles detalhes de cada prato da lista, ingredientes e preparação. - Não trabalhamos com cardápio fixo e diariamente oferecemos uma meia dúzia de pratos principais, fora as sobremesas. Diariamente este menu muda e não se repete por alguns meses. - O único que preparamos todos os dias, que já se tornou popular é o ceviche. - Hoje podemos dizer que a culinária peruana vem se tornando conhecida em Curitiba e estamos trabalhando para isso e não apenas com a frigideira nas mãos.” Explica.

Em razão disso, Fernando e Ilza são convidados com freqüência para participarem de eventos gastronômicos da cidade e oferecer demonstrações sobre preparação de pratos peruanos. Receitas suas aparecem também nas seções de culinária de jornais e revistas da cidade e até mesmo participam voluntariamente de cruzadas de solidariedade e campanhas sociais, doando por exemplo, o lucro da venda de determinando prato no restaurante. Mas tanta dedicação também traz seus frutos: “Do Peruano” vem ganhando suas primeiras distinções e já é referência de cozinha peruana no estado paranaense.

“- Imaginem que estas demonstrações e entrevistas, tem me obrigado a ler livros e investigar sobre a origem da nossa comida e até a história do Peru. É um orgulho, mas também, uma grande responsabilidade. De certa forma, também estamos difundindo nossa cultura. Felizmente as coisas estão indo por um bom caminho e nossas participações em alguns eventos já tem sido premiadas por entidades e meios de comunicação”, conta.

Destaca, entre todas as distinções, sua participação no evento nacional Brasil Sabor, que é organizado pela Associação Brasileira de Restaurantes. “- Se deve criar um prato novo utilizando ingredientes da região. Apresentamos um Locro integral Brasil, com filé de tilápia na crosta de farofa e sementes Budin de tapioca com mel de figo. Unimos gastronomicamente pratos e ingredientes do Peru e Brasil.
Foi um feito do qual nos sentimos muito orgulhosos e teve muitos comentários bons na imprensa que cobriu o evento. Participamos do festival com restaurantes reputados da cidade e muitos se perguntavam como é que num local pequeno e de pouca tradição, conseguimos nos destacar.  Este tipo de realizações nos animam a buscar um espaço maior, há muito ainda que queremos fazer, mas, não é possível por limitações do local” Comentou.

Embora a maioria de sua clientela seja brasileira, muitos compatriotas também o visitam. “- Calculo que em Curitiba residam umas 200 famílias de peruanos, que chegaram aqui em duas migrações: a dos anos 80 com muitos compatriotas que estudaram em universidades locais e hoje formados destacadíssimos profissionais, residem na cidade; Depois a onda dos anos 90, integrada basicamente por peruanos que se dedicam ao comércio, principalmente a venda de roupas e calçados. No geral, a colônia peruana goza de boa imagem aqui, mas, precisamos nos unir como coletividade” comenta.

Faz uns dias, no meio da redação deste artigo, me chegou um e-mail de Fernando: “ Da próxima vez que vier haverá ceviche e chancho a La Caja China te esperando. Nos mudamos para um local de dimensões maiores que nos permitirá não apenas ampliar nosso cardápio, mas também, continuar difundindo a cozinha peruana”

Tradução: Nori Seto
______________________________

Desde o início de janeiro deste ano, o Restaurante Do Peruano, que antes funcionava no subsolo do Hipermercado Muffato do Tarumã, está de casa nova!! Atualmente o estabelecimento funciona na Av.Mal. Humberto de Alencar e Castello Branco nº 675 , Cristo Rei, um espaço maior e aconchegante!

Apareça lá, pra saborear as delícias da culinária peruana e para bater um papo com o Fernando e com a Zaza!!

Mais informações sobre o Do Peruano: https://www.facebook.com/DoPeruanogastronomiacultura
____________________________

- Curta a Página Curitiba Japonesa: www.facebook.com/curitijapa

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

WAKABA TAIKO ABRE NOVA TURMA DE INICIANTES! VOCÊ TAMBÉM PODE PARTICIPAR!!


O grupo Wakaba Taiko, convoca todos os interessados para participarem de sua nova turma de iniciantes, que terá sua primeira aula no dia 04/02 (Sábado), às 13:30 hs no salão social do Nikkei Curitiba (Rua Padre Júlio Saavedra, 598 – Uberaba).

Pessoas de TODAS AS IDADES podem participar e estão convidadas para praticar a milenar arte dos TAMBORES JAPONESES!

Quem quiser participar deve, acessar este link e preencher o formulário abaixo:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScLqvFIEUIzPSXiQ9q-Nx5XWy91WHfrwefX5wwkwsoIfz0g2Q/viewform

As aulas acontecem todos os sábados das 13:30 hs às 15:30 hs no salão social do Nikkei Curitiba.

DESENVOLVA o corpo e a mente, nesta arte que mexe com o CORAÇÃO! Faça parte parte desta família que só cresce!

Outras informações: https://www.facebook.com/WakabaTaiko/

____________________________

- Curta a Página Curitiba Japonesa: www.facebook.com/curitijapa