Para lembrar os 71 anos da explosão das duas bombas atômicas que atingiram as cidades de Hiroshima e Nagasaki do Japão, a Assembleia Legislativa do Paraná em parceria com o Consulado Geral do Japão em Curitiba, promoverá a sessão especial em homenagem às vítimas do histórico bombardeio e a “Exposição com Fotos sobre o bombardeio de Hiroshima e Nagasaki”.
A sessão especial será realizada neste segunda-feira (08/08) às 14:30 hs, no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Pça. Nossa Senhora da Salete, 1 – Centro Cívico) e a abertura da exposição, acontecerá logo em seguida.
A exposição que acontecerá no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa, será aberta ao público, com entrada franca, de 08 à 12 de agosto (2ª à 5ª feira das 8:00 às 18:00 hs e 6ª feira das 8:00 às 12:00 hs).
A bomba atômica de urânio (Little Boy) foi lançada pelos EUA sobre Hiroshima em 6 de agosto de 1945, seguido por uma explosão de uma bomba nuclear de plutônio (Fat Man) sobre a cidade de Nagasaki em 9 de agosto. Dentro dos primeiros 2-4 meses após os ataques atômicos, os efeitos agudos das explosões vitimaram entre 90 mil e 166 mil pessoas em Hiroshima e 60 mil e 80 mil em Nagasaki; Cerca de metade das mortes em cada cidade ocorreu no primeiro dia. Durante os meses seguintes, vários morreram por causa do efeito de queimaduras, e outras lesões, que foram agravadas pelos efeitos da radiação. Em ambas as cidades, a maioria das vítimas eram civis.
Este duplo bombardeio, entrou para a história como um dos maiores crimes cometidos contra a humanidade e por esta razão, jamais poderá ser esquecido!
_______________________
- Curta a Página Curitiba Japonesa: www.facebook.com/curitijapa
Nenhum comentário:
Postar um comentário