Na tarde desta terça-feira (16/05), o Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, recebeu em seu gabinete, representantes da Comunidade Nipo Brasileira de Curitiba, que foram apresentar algumas reivindicações, entre elas: apoio para a realização do Imin Matsuri (Comemoração da Imigração Japonesa no Brasil) e Haru Matsuri (Festival da Primavera); a busca de uma solução para o Parque da Imigração Japonesa (Avenida das Torres); participação do Município na celebração dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, que serão comemorados em 2018.
Participaram da reunião com o Prefeito Greca: RUI HARA (Presidente do Nikkei Curitiba e Ex-Deputado Estadual); NORI SETO (Vice-Presidente de Marketing e Expansão do Nikkei Curitiba e criador da Página Curitiba Japonesa); HERMES MURAKAMI (Vice-Presidente Cultural do Nikkei Curitiba e Coordenador do Wakaba Taiko); TEICHUM HIRAMATSU (Presidente da ABD – Associação Brasileira de Dekasseguis e integrante do Conselho Deliberativo do Nikkei) e JORGE YAMAWAKI (Ex-Vereador de Curitiba e integrante do Conselho Deliberativo do Nikkei). Alguns assessores do Prefeito, também estavam presentes.
Após ouvir os representantes da comunidade nikkei, o Prefeito garantiu apoio para realização dos dois eventos que fazem parte do Calendário Oficial de Eventos do Município e que serão realizados na Expo Renault Barigui: o Imin Matsuri, que será realizado nos dias 24 e 25 de junho e o Haru Matsuri, que acontecerá nos dias 30 de setembro e 1º de outubro. “Os festivais que os japoneses fazem, enriquecem o panorama cultural da cidade”, disse Greca.
O Presidente do Nikkei Curitiba, Rui Hara, também adiantou ao prefeito o interesse em fazer uma festa maior em 2018, quando a imigração japonesa ao Brasil completa 110 anos. Greca enalteceu a iniciativa e afirmou que eventos culturais étnicos fazem parte dos planos da Prefeitura e ressaltou que: “- Ações como essa, ampliam nosso projeto de fazer permanentemente a valorização étnica dos povos que compõem Curitiba”.
Com relação ao Parque da Imigração Japonesa, Greca informou que o Instituto de Planejamento e Pesquisa Urbana de Curitiba (Ippuc), estuda um projeto abrangendo o parque, que passaria a se chamar Parque do Sol Nascente, mantendo a alusão ao povo japonês. Segundo o prefeito, é preciso estudar melhor qual a melhor vocação para uso do prédio no local. A idéia é que haja também um complexo de educação – que também deverá se chamar Sol Nascente – com creches (CMEIs) e escolas municipal e estadual.
Foto: Foto:Cesar Brustolin/SMCS
_______________________
- Curta a Página Curitiba Japonesa: www.facebook.com/curitijapa
Nenhum comentário:
Postar um comentário