terça-feira, 6 de agosto de 2019
PALESTRA “UM REINO DENTRO DO JAPÃO – OKINAWA – HISTÓRIA, CULTURA E RELIGIÃO”
A Associação Okinawana de Curitiba, promove no dia 31/08 (Sábado), a palestra: “Um Reino Dentro do Japão – OKINAWA – História, Cultura e Religião”. O evento será realizado no salão social do Nikkei Curitiba (Rua Padre Julio Saavedra, 598 – Uberaba), a partir das 19:00 hs, sendo que o ingresso é 1 litro de óleo de soja.
A palestra (seguida de sessão de perguntas) será proferida em português, pois, Munetaka Ganaha fala fluentemente 5 idiomas. Ganaha é Pesquisador da Cultura Okinawana; Professor na Universidade San Ignacio de Loyola (Peru); Professor Visitante na Universidade de Meio em Okinawa; Mestre pela Universidade de Kyoto e de Stanford; Presidente da Worldwide Business Network Okinawa.
Naus com destemidos tripulantes do Reino Ryukyu navegavam com seus barcos por todo sudeste asiático para intermediarem o fervilhante comércio de troca de mercadorias entre o norte e o sul e do sul para o norte do continente asiático, além de outras ilhas que compõem a Oceania.
Zarpavam do porto de Naha tendo como referência ou bússola da época, a constelação de Ursa Maior e Menor no hemisfério Norte e o Cruzeiro do Sul no hemisfério sul.
Os Okinawanos eram conhecidos não só como navegadores de muita coragem, mas também pela honestidade a toda prova. Porém ao sentirem-se ludibriados, não hesitavam em desembainhar a espada como argumento final.”
Este povo pacífico que sofreu os horrores da guerra, desde a antiguidade tem um provérbio que lembra "A vida é um tesouro que devemos preservar a todo custo".
Povo conhecido pela cordialidade e sociabilidade os Okinawanos levam a vida num ritmo mais lento. Daí outro pensamento popular: "Não se abata, tudo se resolverá naturalmente". Somados isso a outras fatores, os pesquisadores explicam a tão badalada longevidade dos Okinawanos.
Este lado desconhecido do Reino de Ryukyu (Okinawa ) e outros temas palpitantes serão abordados pelo professor Ganaha, que é um apaixonado pela história de seus ancestrais, país de onde surgiram o karatê, e o agora famoso RMD (tambores de Okinawa).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário