quinta-feira, 31 de março de 2016

COMER BEM, FAZENDO O BEM!! "DIA DA ABD NO KARÊ YA"


A expectativa é grande e várias pessoas já confirmaram presença no "Dia da ABD no Karê Ya", que será realizado na próxima quinta-feira (07 de abril), a partir das 19:00 hs, no Restaurante Karê Ya (R: Augusto Stresser, 724 - Juvevê).

O evento que é uma parceria  entre o Restaurante Karê Ya e a ABD - Associação Brasileira de Dekasseguis,  tem como objetivo principal contribuir com a manutenção desta entidade (ABD), que desde 1997, presta assistência multissetorial aos dekasseguis e seus familiares. Sendo assim, o Restaurante Karê Ya, doará 25% do valor arrecadado com as vendas que forem realizadas durante o "Dia da ABD no Karê Ya".

Porém, para que a promoção tenha validade, é imprescindível que no dia do evento, o participante informe que está participando do "Dia da ABD no Karê Ya". Também é importante a confirmação prévia de quem vai participar, para que o restaurante possa se programar. A confirmação deve ser feita por telefone: (41) 3233 8449 / (41) 9612 2329 ou e-mail: abd@abdnet.org.br

Não será cobrado ingresso para "Dia da ABD no Karê Ya", cada participante paga apenas o que consumir (sistema "à la carte") e claro, que quanto maior for o consumo, maior será a ajuda para a ABD! :)

Como o nome diz, o prato principal do Restaurante é o Karê, à base de curry, com sabor e aroma igual ao do Japão. Porém, vários outros pratos da culinária japonesa fazem parte do cardápio (Teishoku, Udon, Donburi, Okonomiyaki, Ochazuke, entre outros)

Cabe ressaltar, que apesar do Karê Ya ter dois endereços, o evento será realizado no Karê Ya do Juvevê (R: Augusto Stresser, 724)

A ABD e o Karê Ya contam com a presença de todos para o sucesso deste evento!! Levem seus amigos e familiares!! Além de fazer uma boa ação, os participantes terão a oportunidade de saborear o melhor paladar da cozinha japonesa em Curitiba!

- Mais informações sobre o "Dia da ABD no Karê Ya":
https://www.facebook.com/events/1725601691014832/

- Conheça a ABD:
www.abdnet.org.br

- Conheça o Karê Ya:
https://www.facebook.com/kareyajuveve/?fref=ts
http://www.kareya.com.br

quarta-feira, 30 de março de 2016

HANA MATSURI 2016 - CARTAZ DE DIVULGAÇÃO



Este é o cartaz de divulgação do Hana Matsuri 2016, que será realizado no Parque de São José dos Pinhais, nos dias 09 e 10 de abril, das 11:00 às 19:00 hs.

O Hana Matsuri, também conhecido como Natal Budista ou Festival das Flores, celebra o nascimento de Buda (Xaquiamuni). O evento é caracterizado pela homenagem ao Buda criança com a oferta de flores e chá adocicado.

Conta a lenda, que logo após nascer, o pequeno Buda deu sete passos para cada uma das quatro direções (norte, sul, leste e oeste) e, apontando para o céu disse: "- Neste Universo, Eu vim para purificar as mentes confusas de todos os seres".

Enquanto caminhava, uma chuva doce caía e as flores desabrocharam da terra tocada por seus pés. Por esta razão, acredita-se que quem participa da cerimônia do Kambutsu-e dando banho de chá doce no pequeno Buda, tem seus pedidos atendidos.

No sábado (09/04), às 14:00 hs, acontecerá o ponto alto do Hana Matsuri, que é o Cortejo dos Acólitos e Monges, acompanhados das crianças com trajes típicos.

Além de diversas atrações artísticas e culturais (Taikô, Bon Odori, Yosakoi Soran, Oficinas de Origami, Shodô) e estandes com venda de vários produtos (artesanato, origami, kirigami, mangá, touquinhas, camisetas, botons, etc...), o festival contará com uma praça de alimentação que comercializará saborosos pratos da gastronomia oriental (sosu yakisoba, sushi, tempurá, guiôza, yakisakana, oniguiri, manju e muito mais).


Confira mais informações e confirme presença no Hana Matsuri:
https://www.facebook.com/events/195132087520380/

SOFTBOL MOVIMENTOU A SEMANA SANTA - XX TORNEIO KEIZO HAYASHI


A vigésima edição do Torneio Keizo Hayashi de Softbol, realizada nos dias 25 e 26 de março (sexta-feira santa) e (sábado de aleluia), reuniu equipes de diversas cidades do Brasil, que disputaram a competição em 3 categorias: T-Bol (iniciantes), Sub 13 e Sub 17.

A equipe do Nikkei Curitiba, foi a Campeã da categoria sub-13, que contou com a participação de 7 equipes. A classificação final nesta categoria foi a seguinte:

- Chave Ouro:  1º Nikkei Curitiba, 2º Maringá, 3º Paraná Clube, 4º Gecebs

- Chave Prata: 1º Marília A, 2º Atibaia, 3º Marília B


Na categoria sub-17, que contou com a participação de 8 equipes, a Campeã foi a Cooper Cotia. A classificação final nesta categoria foi a seguinte:

- Chave Ouro:  1º Cooper Cotia, 2º Nikkei Curitiba -Laranja, 3º Nikkei Curitiba Azul, 4º Marília

- Chave Prata: 1º Maringá, 2º Central Glória, 3º Gecebs A, 4º Gecebs B


A categoria T-bol (iniciantes), que contou com a participação de 7 equipes (Marília A, Marília B, Maringá, Nikkei Curitiba Beisebol, Nikkei Curitiba Softbol, Paraná A e Paraná B), não teve classificação, pois, esta categoria tem como finalidade principal, incentivar e motivar as crianças a praticar o softbol, independente dos resultados dos jogos.

Todas as partidas foram realizadas no Estádio Iguaçu, que recebeu um bom público nos dois dias de evento. Além de assistir o torneio, os presentes tiveram a oportunidade de conhecer a Seleção Brasileira de Softbol Adulto, que está iniciando os preparativos para o Sul-Americano que será realizado em Cartagena (Colômbia) nos dias 17 a 26 de Junho e para Campeonato Mundial que será realizado em Surrey (Canadá) nos dias 15 a 24 Julho.

Fotos: Everson Takayama
Raul Higuchi(www.softbolbrasil.com)
Rinaldo Hayashi
José Fernando Ogura

Contribuiu com esta matéria: Milton Satoshi Konno (Barão)

terça-feira, 29 de março de 2016

OTANJOUBI OMEDETOU CURITIBA!



























OTANJOUBI OMEDETOU CURITIBA!

FELIZ ANIVERSÁRIO CURITIBA!!


Hoje Curitiba completa 323 anos e a página Cutiba Japonesa (CuritiJapa), não poderia deixar de prestar sua homenagem para nossa querida cidade!

Esta mensagem de aniversário, contém fotos de 6 locais de Curitiba, que possuem alguma relação com o Japão.  Você sabe dizer quais os nomes desses locais e onde ficam (bairro, rua)?

No decorrer da semana postaremos as respostas.

sábado, 26 de março de 2016

MENSAGEM DE PÁSCOA - NORI SETO


Mensagem de Páscoa do advogado Noriyassu Seto (NORI SETO), para os seguidores e visitantes da Página Cutitiba Japonesa (CuritiJapa):


"PÁSCOA É AMOR, FRATERNIDADE, CELEBRAÇÃO E UNIÃO!

QUE ESTA PÁSCOA REPRESENTE O RENASCIMENTO DA FÉ, DA ESPERANÇA E DOS MELHORES SENTIMENTOS PARA VOCÊ, PARA SUA FAMÍLIA E PARA O NOSSO BRASIL!!

FELIZ PÁSCOA!

NORI SETO"

TEMPLO JUDOSHU NIPPAKUJI CONVIDA PARA CERIMÔNIA DE OHIGAN-E E BAZAR



No Domingo de Páscoa (27/03), às 10:00 hs, o Templo Budista Jodoshu Nippakuji de Curitiba, realiza Cerimônia do Ohigan e Bazar de Produtos Artesanais.

A palavra "Ohigan", em português, significa "outra margem, margem oposta".  Sendo assim, a cerimônia de Ohigan é realizada pelos budistas, nos períodos equinociais de Outono e Inverno, para simbolizar a travessia para a outra margem do "riacho", que separa o universo cíclico existencial de nascimento e morte "samsara" (encontro com a dimensão do Nirvana).

De acordo com o monge Akiyoshi Oeda: "- Ohigan significa "aquela margem" que ao contemplarmos, temos a oportunidade de orar pelo bem-estar espiritual de nossos antepassados, sejam familiares ou amigos. Na doutrina da Terra Pura, ou Jodo, essa "outra margem" está invariavelmente associada à noção de desejar alcançar o paraíso sublime da terra pura"

Além da cerimônia de Ohigan-E, será realizado um Bazar de Produtos Artesanais, com uma grande variedade de itens, entre eles: Guioza (Gyoza), Shitake, Pão de Fermento Natural, Creme de Alho, , Ichigo Daifuku ( Moti com morango ), conservas e verduras.

Estão todos convidados para participar da Cerimônia de Ohigan-E e do bazar, mesmo aqueles que ainda não fazem parte do Templo Jodoshu Nippakuji. A expectativa é grande, pois, vários membros da Jodoshu Nippakuji de outras cidades (São Paulo, Ibiúna e Maringá), estarão presentes!!


Data: 27 de Março (Domingo)
Horário: 10:00 hs
Local: Templo Budista Jodoshu Nippakuji de Curitiba (R: Coronel Manoel Alves do Amaral, nº 238 - Jardim Social - Curitiba/PR)


- Mais informações sobre o templo Jodoshu Nippakuji de Curitiba podem ser obtidos através do Link:

https://www.facebook.com/Templo-Budista-Jodoshu-Nippakuji-de-Curitiba-306025939537339/?fref=ts


- Confirme presença no Evento: Ohigan-E e Bazar:

https://www.facebook.com/events/459038764306576/

sexta-feira, 25 de março de 2016

ANGÚSTIA VIVIDA POR JOVEM OKINAWANA, NO FESTIVAL DE CURITIBA


Nesta sexta-feira (25 de março), às 15h, no TUC – Teatro Universitário de Curitiba, (localizado na Galeria Júlio Moreira, Largo da Ordem), acontece apresentação única da peça "Corrente Fria, Corrente Quente".  Escrito e interpretado pela atriz Fernanda Caldas Fuchs, o monólogo Corrente Fria, Corrente Quente faz parte da mostra Fringe do Festival de Curitiba 2016.

Na peça, uma jovem de Okinawa (província do sul do Japão) fala sobre o desaparecimento do pai, que saiu para pescar em alto-mar e nunca mais voltou. Sentado a poucos metros da atriz, o público acompanha o cotidiano da garota e o seu mergulho na elaboração da perda paterna.

Aspectos geográficos e referências artísticas japonesas, como a gravura "A Grande Onda de Kanagawa", de Katsushika Hokusai,  serviram de inspiração para a atriz.

Desde sua estreia em 2013, a montagem já passou por seis cidades e agora dez festivais. Foi contemplada com o Edital das Regionais: Ações Culturais e Constituição de Memória, da Fundação Cultural de Curitiba, e obteve três prêmios: troféus de melhor atriz e de segundo melhor espetáculo no Festival de Teatro de Paranaguá, e o terceiro prêmio da Sociedade Bunkyo, em São Paulo, pelo texto.

Os ingressos para a peça custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada).

Mais informações podem ser obtidas no site: https://correntefriacorrentequente.wordpress.com/

Confirme presença no evento: https://www.facebook.com/events/119355111793876/

quarta-feira, 23 de março de 2016

ARTE DE CLAUDIO SETO ILUSTRA ROTEIRO TURÍSTICO QUE HOMENAGEIA LEMINSKI



















Na manhã desta quarta-feira (23/03), no auditório do Mercado Municipal, foi realizada a cerimônia de lançamento dos novos Roteiros Turísticos do  Instituto Municipal de Turismo de Curitiba.

Entre os roteiros lançados, está o roteiro: "A Curitiba de Leminski", que tem em sua capa, uma ilustração de autoria do saudoso artista nikkei Claudio Seto, onde Paulo Leminski é retratado. Esta é a mesma ilustração que ficava na Pedreira Paulo Leminski, lá permanecendo do início dos anos 90 até a última reforma.

O fascínio pela cultura japonesa, as publicações da Editora Grafipar, a redação do Jornal Correio de Notícias e o mundo artístico/cultural, propiciaram a amizade e uma grande convivência entre o "Samurai de Curitiba": Claudio Seto e o "Poeta Polaco": Paulo Leminski.

O roteiro cultural inspirado na vida do poeta Paulo Leminski, foi desenvolvido por sua família em parceria com o Instituto Municipal de Turismo. O roteiro apresenta um mapa impresso para que o visitante ou morador de Curitiba, faça o passeio de forma independente. O circuito passa pelas casas onde o poeta morou, restaurantes e bares favoritos, e locais que costumava frequentar – como, por exemplo, o centenário Bar Stuart, o mais antigo bar de Curitiba ainda em atividade.

Mais informações sobre o roteiro: "A Curitiba de Leminski" e sobre os outros novos roteiros turísticos, podem ser obtidas através do links:

http://www.turismo.curitiba.pr.gov.br/noticias/novos-roteiros-turisticos-convidam-moradores-e-turistas-a-descobrir-curitiba/159

http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/novos-roteiros-turisticos-convidam-moradores-e-turistas-a-descobrir-curitiba/39257


LEGENDA DAS FOTOS:

Foto 1: Roteiro: "A Curitiba de Leminski"

Foto 2: Família Seto (Nori, Akemy e Hiromi) ao lado do Prefeito de Curitiba Gustavo Fruet e da representante do Instituto Municipal de Turismo, durante o evento de lançamento dos Novos Roteiros Turísticos.

Foto 3: Paulo Leminski, Claudio Seto, Alice Ruiz e Samuel Okino (Foto dos Anos 80)

terça-feira, 22 de março de 2016

CONSULADO DO JAPÃO OUTORGA DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO




















No dia 16/03, o Consulado Geral do Japão no Paraná, outorgou Diploma de Honra ao Mérito, com a finalidade de homenagear algumas personalidades que através de suas atuações, prestaram relevantes serviços para o desenvolvimento da comunidade e para a promoção da relação de amizade e mútua cooperação entre o Japão e o Brasil.

Confira quem foram os homenageados e um breve resumo das justificativas:

- SR. RICARDO ORIGASSA - Presidente Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná desde 2012. Contribuiu na coordenação da visita de Suas Altezas Imperiais, o Príncipe e a Princesa Akishino em 2015. Desempenha papel fundamental na disseminação da cultura japonesa como professor de canto japonês e membro da Diretoria da Associação Brasileira de Canção.

- SR. ANTÔNIO TERUO KATO - Como Prefeito de Paranavaí de 1997 a 2000 e Deputado Estadual de 2007 a 2014, contribuiu consideravelmente para o desenvolvimento da comunidade nipônica. Fez parte da Comitiva do Paraná ao Japão, em 2009 e 2011. Através de sua atuação política sempre buscou o desenvolvimento das relações econômicas Paraná-Japão.

- SR. ROBERTO YOSHIMITSU KANASHIRO - Contribui para o desenvolvimento da comunidade nikkei do norte paranaense desde que se elegeu pela primeira vez vereador de Londrina em 1992. Sua contribuição destaca-se pelo Acordo de Irmandade entre Londrina e Nago, província de Okinawa, firmado em 1998. Também atuou como Vice-Presidente da Associação Cultural e Esportiva de Londrina, em várias gestões

- PROFª . MIYOKO SAITO - Atua no Centro de Línguas e Interculturalidade na UFPR, há cerca de 40 anos, contribuindo para a disseminação da língua e cultura. É Presidente do Centro de Estudos de Língua Japonesa do Sul do Paraná e além de contribuir para o treinamento e aperfeiçoamento dos profissionais da área,  também é orientadora dos bolsistas do Ministério de Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão.

- SR. MÁRIO MASSAO HOSSOKAWA - Ex-Vereador de Maringá. Ao longo de quase 30 anos, tem contribuído com a administração municipal. Foi membro do Grupo de Jovens Nikkeis de Maringá e foi presidente da Associação Cultural e Esportiva de Maringá em 1997, sempre dedicando-se ao fortalecimento da amizade entre o Japão e o Brasil.

- SR. FUMIO HONDA - Foi Presidente da Associação Cultural Brasil-Japão do Núcleo Celso Ramos-SC, entre 1977 e 2006 e tem se empenhado em apresentar a cultura japonesa em eventos como o Sakura Matsuri. A partir de 1965, dedicou-se à introdução da nectarina, e atualmente está empenhado na difusão do uso eficiente e sustentável do bambu japonês, cujo plantio encontra-se disseminado em todo o município e tem contribuído para a economia local.
 
- SR. MAKOTO YAMASHITA - Desde que chegou no Paraná em 1968, tem contribuído no ramo da agricultura através da difusão do cultivo do cogumelo japonês na Região Sul do estado. Como Diretor do Escritório da Província de Hyogo no Brasil, desde 2003, tem se dedicado para o fomento do intercâmbio entre o estado do Paraná e a província de Hyogo, que mantêm acordo de irmandade. Apoiou a instalação da fábrica originária de Hyogo Sumitomo Rubber e atualmente tem se empenhado para a difusão da alga marinha de Hyogo no Brasil.

 A cerimônia de outorga do Diploma, foi realizada na residência consular em Curitiba e foi prestigiada por alguns amigos e familiares dos homenageados.


Fonte: Assessoria do Consulado Geral do Japão em Curitiba

segunda-feira, 21 de março de 2016

PARANÁ UTILIZA SISTEMA DE MONITORAMENTO DE DESASTRES DO JAPÃO



Na última sexta-feira (18/03), a Defesa Civil do Paraná, reuniu integrantes da Coordenadoria e do Conselho Estadual de Proteção e Defesa Civil para participar de um workshop sobre os novos equipamentos utilizados no Estado para o monitoramento de desastres. São câmeras e sensores instalados em três pontos do Paraná, nos rios Nhundiaquara, em Morretes, Marrecas, em Francisco Beltrão, e Iguaçu, em União da Vitória. Os equipamentos captam e disponibilizam imagens em tempo real, o que permite um acompanhamento fiel e a distância.

A tecnologia faz parte de um acordo da Defesa Civil com duas empresas japonesas – JRC e a E-trust – e permanecerá em período de testes por um ano, sem custos para o Estado. Desde 2012, por meio da Agência de Cooperação no Japão, a Defesa Civil vem desenvolvendo parcerias com o governo do japonês.

“A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil tem buscado parcerias e tecnologias em outros locais do mundo, visando ações para reduzir o risco de desastres para trazer mais segurança às pessoas que moram no Paraná”, afirma o coordenador executivo de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Edmilson de Barros.

Em casos de inundações e cheias, o sistema garante maior tempo hábil para a Defesa Civil alinhar informações com os municípios e agir mais rapidamente, o que possibilita alertar a população dos municípios e tomar as devidas providências. Em União da Vitória também foi instalado um sensor que faz a leitura do nível do Rio Iguaçu de dez em dez minutos.

“Isso tudo vai facilitar o envio de informações aos municípios para que eles possam tomar decisões adequadas, acionar os seus planos de contingência e colocar a população em área segura, se for preciso”, explica o tenente-coronel Barros. O monitoramento será feito pela Defesa Civil com acesso também no Japão, no Simepar e no Instituto de Águas do Paraná.

A partir de agora, quando a Defesa Civil receber uma informação referente a algum tipo de risco ou relacionada à elevação do nível dos rios, o órgão analisará a situação e emitirá alertas. É possível acessar os equipamentos e as imagens a qualquer momento, pois o sistema de monitoramento armazena as imagens em nuvens, com a atualização de 15 em 15 minutos. O servidor fica em Tóquio, mas a partir de um smartphone pode-se acessar todas essas imagens e monitorar os locais.


Fonte: www.aen.pr.gov.br

quinta-feira, 17 de março de 2016

CENTENAS DE PESSOAS PRESTIGIAM A ABERTURA DA EXPOSIÇÃO OLHAR INCOMUN - JAPÃO REVISITADO
























Na noite de quarta-feira (16/03), centenas de pessoas marcaram presença na abertura da exposição Olhar InComun, que está sendo realizada no Museu Oscar Niemeyer e que reúne os trabalhos de 21 artistas nikkeis.

Além de uma mesa redonda (bate papo) com a curadora Michiko Okano e alguns artistas participantes da mostra, o evento de abertura contou com uma performance de caligrafia japonesa e demonstração de cerimônia do chá.

A exposição que está sendo produzida pela designer Claudia Suemi Hamasaki e coordenada pelas artistas plásticas Julia Ishida e Sandra Hiromoto, contempla múltiplas linguagens, como desenho, pintura, gravura, grafite, escultura, objeto, fotografia, cerâmica, urushi (charão), design, vídeo, música, poesia, caligrafia, instalação, intervenção, performance e a cerimônia do chá.

Entre os destaques da mostra, estão a música da cantora Fernanda Takai que marcou presença no evento de abertura e a intervenção do artista contemporâneo James Kudo.

Também fazem parte da exposição, trabalhos dos seguintes artistas nikkeis: Alice Shintani, Alline Nakamura, Atsuo Nakagawa, César Fujimoto, Erica Kaminishi, Erica Mizutani, Erika Kobayashi, Fernando Saiki, Futoshi Yoshizawa, James Kudo, Júlia Ishida, Mai Fujimoto, Marcelo Tokai, Marília Kubota, Marta Matushita, Sandra Hiromoto,Takako Nakayama, Tatewaki Nio, Yasushi Taniguchi e Yukie Hori.

De acordo com a curadora Michiko Okano: "-Além do laço sanguíneo com o Japão, os 21 artistas contemporâneos - japoneses, filhos e netos de japoneses - reunidos nesta exposição apresentam uma essencial multiplicidade de olhares para o universo japonês... São várias "japonesidades" que se encontram e confluem: a da experiência de vida no Japão; a da memória dos familiares e grupos de convivência; a da paixão pela cultura nipônica; a da negação de certos aspectos japoneses ou, ainda a da idealização do Japão. Todas elas, de alguma maneira, estão imbuídas da experi~encia de vida num habitat tropical."

A mostra Olhar InComum: Japão Revisitado, permanece aberta ao público no Museu Oscar Niemeyer até o dia 26 de junho.
.
.
SERVIÇO:
Exposição Olhar InComum: Japão Revisitado
De 17 de março a 26 de junho (terça à domingo das 10:00 às 18:00 hs)
Museu Oscar Niemeyer - Sala 01 Tarsila do Amaral

- Saiba mais sobre a exposição:
https://www.facebook.com/Olhar-InComum-Jap%C3%A3o-Revisitado-1544047439225721/?fref=ts

Crédito das Fotos: Shigueo Murakami e Akemy Leite

sábado, 12 de março de 2016




EXPOSIÇÃO REÚNE 21 ARTISTAS NIKKEIS

“OLHAR INCOMUN: JAPÃO REVISITADO


O Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, recebe entre os dias 16 de março e 26 de junho de 2016, a exposição “Olhar InComun: Japão Revisitado”, que traz o olhar de 21 artistas contemporâneos que possuem laços sanguíneos com o Japão.

A mostra, que tem curadoria de Michiko Okano, professora de História da Arte da Ásia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), contempla múltiplas linguagens, como desenho, pintura, gravura, grafite, escultura, objeto, fotografia, cerâmica, urushi (charão), design, vídeo, música, poesia, caligrafia, instalação, intervenção, performance e a cerimônia do chá.

Entre os destaques da mostra, estão a música de Fernanda Takai e a intervenção do artista contemporâneo James Kudo.

Também fazem parte da exposição, trabalhos dos seguintes artistas nipo-brasileiros: Alice Shintani, Alline Nakamura, AtsuoNakagawa, César Fujimoto, Erica Kaminishi, Erica Mizutani, Erika Kobayashi, Fernando Saiki, FutoshiYoshizawa, James Kudo, Júlia Ishida, Mai Fujimoto, Marcelo Tokai, Marília Kubota, Marta Matushita, Sandra Hiromoto,TakakoNakayama, TatewakiNio, Yasushi Taniguchi e YukieHori.


EVENTO DE ABERTURA

A mostra “Olhar InComun: Japão revisitado” será inaugurada no próximo dia 16 de março (quarta-feira), às 19h, no Museu Oscar Niemeyer (MON).

A programação começa às 18h, no miniauditório, com uma mesa-redonda sobre a exposição, da qual participam os artistas, a curadora Michiko Okano e, como convidada, a professora Rosemeire Odahara.

A partir das 19h, a cerimônia de abertura conta com a presença do cônsul-geral do Japão em Curitiba, Toshio Ikeda.

Depois, ocorrem duas performances artísticas no hall do museu.

A entrada para a mesa-redonda e para a cerimônia de abertura é gratuita. Não percam!


SERVIÇO:

Exposição Olhar InComum: Japão Revisitado
Evento de abertura: 16 de março (19:00 hs)
De 17 de março a 26 de junho (terça à domingo das 10:00 às 18:00 hs)
Museu Oscar Niemeyer - Sala 01 Tarsila do Amaral

- Confirme presença no evento de abertura:
https://www.facebook.com/events/145584729164365/

- Saiba mais sobre a exposição:
https://www.facebook.com/Olhar-InComum-Jap%C3%A3o-Revisitado-1544047439225721/?fref=ts

terça-feira, 8 de março de 2016

TEMPLO NIYORENJI PROMOVE BAZAR


No próximo sábado (12 de março),  a partir das 8:00 hs, o Templo Nyorenji da Honmon Butsuryu-Shu (HBS) - Budismo Primordial, promove um Bazar de Usados.

Os coordenadores do bazar ainda estão aceitando doações de móveis, utensílios, eletrodomésticos, roupas, calçados e outros itens. Quem tiver algo para doar, pode deixar no Templo, que fica localizado na Rua: Sebastião Marcos Luiz nº 92 - Cajuru ou entrar em contato através do telefone (41) 3226 2153.

Maiores informações sobre o Budismo Primordial (Honmon Butsuryu-Shu - HBS) podem ser obtidas através do site: www.budismo.com


























8 DE MARÇO

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!!

www.facebook.com/curitijapa
www.curitijapa.blogspot.com.br

sexta-feira, 4 de março de 2016

HANA MATSURI 2016


Nos dias 09 e 10 de abril, das 11:00 às 19:00 hs, a Comunidade Budista do Paraná, promoverá o Hana Matsuri (Festival das Flores e Natal Budista) 2016. O evento será realizado no Parque de São José dos Pinhais (Av. das Torres,s/ nº, antes de portal do São José dos Pinhais).

O Hana Matsuri, celebra o nascimento de Buda (Xaquiamuni). O evento é caracterizado pela homenagem ao Buda criança com a oferta de flores e chá adocicado.

Além de diversas atrações artísticas e culturais e estandes com venda de vários produtos, o festival contará com uma praça de alimentação que comercializará saborosos pratos da gastronomia oriental.

Confira mais informações e confirme presença no evento:
https://www.facebook.com/events/195132087520380

quinta-feira, 3 de março de 2016

TEM BINGO NO NIKKEI CURITIBA!


O Departamento de Beisebol e Softbol da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba (Nikkei Curitiba), promove no próximo sábado (05/03), a partir das 19:00 hs, um grande bingo!!

O evento que é aberto ao público em geral, será realizado no Ginásio de Esportes do Nikkei Curitiba (R. Padre Júlio Saavedra, 598 - Uberaba).

As cartelas já estão sendo vendidas na secretaria da entidade (ou com integrantes do Departamento de Beisebol e Softbol), custam R$ 15,00 (cada) e dão direito à concorrer aos seguintes prêmios:

1º prêmio- Refrigerador
2º prêmio - TV LCD
3º prêmio- Notebook
4º prêmio -Fogão Electrolux
5º prêmio -Smartphone
6º prêmio -Forninho elétrico

- Também serão realizadas rodadas extras (binguinho) e haverá venda de bebidas , espetinho, pastel , pizza, yakisoba, raspadinha e outros itens.

Além de testar sua sorte, você também estará contribuindo com a manutenção e desenvolvimento das atividades do Departamento de Beisebol e Softbol da Associação Cultural e Beneficente Nipo-brasileira de Curitiba (Nikkei Curitiba)


Maiores Informações:(41) 3277 4123

terça-feira, 1 de março de 2016

APRESENTAÇÃO: CURITIJAPA - CURITIBA JAPONESA


Página criada pelo advogado Noriyassu Kawahara Seto Takeguma (Nori Seto) e pela contadora Sayuri Seto Takeguma, tendo como objetivos principais:


01- Divulgar, ajudar a preservar e difundir a cultura e a tradição japonesa e nipo brasileira, em suas mais variadas formas e manifestações

02- Registrar e divulgar os eventos, fatos e acontecimentos sociais, artísticos, culturais, esportivos e políticos da comunidade nikkei e seus protagonistas

03- Incentivar e divulgar as entidades nipo-brasileiras e seus departamentos.

04- Divulgar a história da imigração japonesa e da comunidade nipo brasileira.

05- Divulgar empresas e estabelecimentos comerciais de integrantes da comunidade nikkei e de outras pessoas que contribuam com ela (comunidade nipo-brasileira)

06- Divulgar outros assuntos relacionados à Curitiba e ao Japão.


Os criadores da página Nori e Sayuri, são nipo-curitibanos e filhos do saudoso multiartista Claudio Seto (falecido em 2008), que foi: uma das grandes referências de cultura japonesa no Brasil, introdutor do estilo mangá no país, idealizador dos Matsuris de Curitiba, pesquisador e escritor de livros sobre a história da imigração japonesa no Paraná, criador e editor do Oriente-se, Jornal Nikkei e Jornal Planeta Zen, veículos de comunicação da comunidade nipo-brasileira do Paraná.

Através da página Curitiba Japonesa (CuritiJapa), Nori e Sayuri, tentam dar continuidade aos ideais e ao trabalho desenvolvido por Claudio Seto, homenageando a memória deste multiartista, que ficou conhecido como: "O Samurai de Curitiba".

Apesar do nome: "Curitiba Japonesa - CuritiJapa", a página não é destinada apenas aos descendentes de japoneses que moram em Curitiba, mas também, a todos os outros curitibanos, de corpo, alma ou coração, que sejam apreciadores da cultura e das tradições orientais!