quinta-feira, 17 de março de 2016

CENTENAS DE PESSOAS PRESTIGIAM A ABERTURA DA EXPOSIÇÃO OLHAR INCOMUN - JAPÃO REVISITADO
























Na noite de quarta-feira (16/03), centenas de pessoas marcaram presença na abertura da exposição Olhar InComun, que está sendo realizada no Museu Oscar Niemeyer e que reúne os trabalhos de 21 artistas nikkeis.

Além de uma mesa redonda (bate papo) com a curadora Michiko Okano e alguns artistas participantes da mostra, o evento de abertura contou com uma performance de caligrafia japonesa e demonstração de cerimônia do chá.

A exposição que está sendo produzida pela designer Claudia Suemi Hamasaki e coordenada pelas artistas plásticas Julia Ishida e Sandra Hiromoto, contempla múltiplas linguagens, como desenho, pintura, gravura, grafite, escultura, objeto, fotografia, cerâmica, urushi (charão), design, vídeo, música, poesia, caligrafia, instalação, intervenção, performance e a cerimônia do chá.

Entre os destaques da mostra, estão a música da cantora Fernanda Takai que marcou presença no evento de abertura e a intervenção do artista contemporâneo James Kudo.

Também fazem parte da exposição, trabalhos dos seguintes artistas nikkeis: Alice Shintani, Alline Nakamura, Atsuo Nakagawa, César Fujimoto, Erica Kaminishi, Erica Mizutani, Erika Kobayashi, Fernando Saiki, Futoshi Yoshizawa, James Kudo, Júlia Ishida, Mai Fujimoto, Marcelo Tokai, Marília Kubota, Marta Matushita, Sandra Hiromoto,Takako Nakayama, Tatewaki Nio, Yasushi Taniguchi e Yukie Hori.

De acordo com a curadora Michiko Okano: "-Além do laço sanguíneo com o Japão, os 21 artistas contemporâneos - japoneses, filhos e netos de japoneses - reunidos nesta exposição apresentam uma essencial multiplicidade de olhares para o universo japonês... São várias "japonesidades" que se encontram e confluem: a da experiência de vida no Japão; a da memória dos familiares e grupos de convivência; a da paixão pela cultura nipônica; a da negação de certos aspectos japoneses ou, ainda a da idealização do Japão. Todas elas, de alguma maneira, estão imbuídas da experi~encia de vida num habitat tropical."

A mostra Olhar InComum: Japão Revisitado, permanece aberta ao público no Museu Oscar Niemeyer até o dia 26 de junho.
.
.
SERVIÇO:
Exposição Olhar InComum: Japão Revisitado
De 17 de março a 26 de junho (terça à domingo das 10:00 às 18:00 hs)
Museu Oscar Niemeyer - Sala 01 Tarsila do Amaral

- Saiba mais sobre a exposição:
https://www.facebook.com/Olhar-InComum-Jap%C3%A3o-Revisitado-1544047439225721/?fref=ts

Crédito das Fotos: Shigueo Murakami e Akemy Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário